quinta-feira, 26 de julho de 2007

Português e espanhol no Cone Sul

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 10/AGOSTO/2007

I OLIMPÍADA PORTUGUÊS-ESPANHOL DO MERCOSUL

(como línguas estrangeiras)

A Associação dos Professores de Português de Misiones, o Gabinete de Português da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Misiones e a COPRACyT do Conselho Geral de Educação têm a honra de convidar a todos os Estabelecimentos que Ensinam o Português e o Espanhol como Línguas Estrangeiras nos países integrantes do Mercosul a participar da "I OLIMPÍADA DE PORTUGÛES - ESPANHOL DO MERCOSUL" a realizar-se no dia 7 de Setembro de 2007 em Posadas - Misiones - Argentina.

Poderão participar até dois alunos do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série e 5ª a 8ª série) e Ensino Médio (ou seus equivalentes) por Categoria –Principiante e Avançado- e Nível –I e II- de escolas, públicas ou privadas que ministram aulas nas referidas disciplinas e programas autorizados pelas Secretarias Estaduais / Municipais de Educação ou CEE.

Consulte o Regulamento Completo e o Temário acessando:

http://www.cgepm.gov.ar/copracyt/olimpiada_portugues_espanol.htm

Correio eletrônico para consultas e inscrições:

olimpiadamercosur@gmail.com

apropom@gmail.com

Agradecemos antecipadamente seu interesse, participação e divulgação deste evento.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Concurso para ensino de PLE

Informações em: http://www.dgrhe.min-edu.pt/EPE_PAL_TL/docoarca.htm

... e as categorias nomeadas são:

- Concurso para contratação no ensino português no estrangeiro (EPE).
- Selecção de licenciados para a docência na Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
- Selecção de licenciados para o ensino de português em Timor-Leste.


Prazo da candidatura: 19 a 25 de Julho.

Nota pessoal: como professora a viver na Alemanha, não me posso candidatar a este país... o boletim de candidatura on-line encarrega-se de cruzar a informação da minha licenciatura (ensino de Português e Francês) e da área consular a que me candidato (ok, é Berlin) e declara-me, automaticamente, inapta para a actividade docente neste país! Bestial: poupa-me o tempo de realização das provas de capacidade linguística e os esforços de auto-avaliação! Vive les nouvelles technologies! Ah, e também não reconhece que as pessoas possam ter um grau académico superior a licenciatura... c'est la vie! ou bien l'incompetence!!!!

VI Congresso Internacional da SIPLE

Tema: VERTENTES CULTURAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

"É com satisfação que convocamos todos aqueles interessados nas diferentes questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de PLE para compartilharem suas reflexões, inquietações, experiências e pesquisas, durante o VI Congresso Internacional da SIPLE.

O tema deste evento tem ocupado, nos últimos anos, lugar de destaque em inúmeros trabalhos relacionados ao ensino/aprendizagem de língua estrangeira. No entanto, ainda há muito para ser feito no que se refere à fundamentação teórica e metodológica, uma vez que sabemos que os contextos e as experiências não são os mesmos. Baseados nessa constatação é que o colocamos no centro das nossas discussões. "

Para saber mais: http://www.ufscar.br/siple/congresso/