“Quem te viu e quem te vê”: a evolução da didáctica de línguas e os desafios colocados ao ensino do PLE (Jornadas da Língua Portuguesa, Madrid, 18-19 de Abril/2007)
Resumo: Baseado-se a autora nas evoluções conceptuais, investigativas e profissionais da Didáctica de Línguas, serão apresentados alguns desafios que se colocam ao ensino de PLE, nomeadamente ao nível da gestão do currículo e das práticas de sala de aula. Mais especificamente, faremos referência a necessidades e constrangimentos na formação de professores, assim como a novas perspectivas que se abrem ao ensino de PLE, à luz de uma Didáctica do Plurilinguismo.
“dormindo com o inimigo” ou como transformar obstáculos em oportunidades pedagógicas em Português Língua Estrangeira (PLE) (Jornadas da Língua Portuguesa e Cultura dos Países Lusófonos, Badajoz, Outubro/2007)
Resumo: Reflectiremos acerca de problemas-fantasmas de que se fala no ensino do PLE, que passam invariavelmente pela qualidade e quantidade de materiais pedagógicos. Os falsos-inimigos identificados conduzir-nos-ão a explicitar os desafios que se colocam aos professores e as oportunidades de renovação de práticas que acarretam.
Palavras-chave: política linguística, didáctica do PLE, currículo, cenários pedagógicos.