quinta-feira, 28 de junho de 2007

A Sintaxe das Construções com SE no Português do Brasil

A obra A Sintaxe das Construções com SE no Português do Brasil, escrita em parceria por Paulo Osório (Portugal) e Edson Ferreira Martins (Brasil), foi lançada na sede do Instituto Camões, em Lisboa, no dia 24 de Abril.

O livro trata de um caso bem específico e controverso da língua portuguesa - o pronome SE, como se pode ler no prefácio de Ataliba Teixeira de Castilho.

Maria do Socorro Pessoa, brasileira de origem, a concluir um pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, referiu a relevância da obra «para o acervo de todos aqueles que se interessam pela compreensão da língua portuguesa em toda a sua heterogeneidade e em toda a sua diversidade, acrescentando que esta «traz uma ferramenta indispensável para a ultrapassagem do preconceito linguístico, máscara de todos os outros preconceitos religiosos, étnicos, sócio-culturais e sócio-económicos».

Para Paulo Osório, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e um dos autores, «a obra vem colmatar uma lacuna importante na produção de materiais didácticos para o português como língua estrangeira». E acrescenta: «Um dos princípios em que acredito é o de que a apresentação da Lusofonia como uma comunidade vibrante, em todas as suas variantes, é sempre uma boa estratégia de divulgação e de difusão da língua e da cultura portuguesa».

In: http://www.instituto-camoes.pt/encarte/encarte113g.htm

ver também: http://www.terminometro.info/modules/articles/accueil/index.php?lng=pt&id=4997&ln=fr

8 comentários:

Ida disse...

Ena pá, que o Doutor tá chiquérrimo! Gostei de saber que há ventos a sacudir também o interior daqueles prédios tão modernos e uptodate!! E feliz por que é meu amigo.

inominável disse...

eu também...

Vieira Calado disse...

O problema da Língua Portuguesa, até se coloca a nível interno. Agora Algarve escreve-se ALLGARVE

inominável disse...

e fica em Poortugal...

Anônimo disse...

olá, obrigada pela visita. o que faz um portugues em berlim? pois eu nao sei muito bem o que eu, portuguesa, faco em Munique. talvez aí se esteja melhor

inominável disse...

aqui está-se muito bem... mas o verão está a ser anedótico...

Anônimo disse...

aqui trabalho, ainda nao decidi se durante mais tempo ou apenas os 6 meses propostos inicialmente. nao visitei berlin, espero faze-lo em breve, acredito que seja uma cidade interessante, estou certa? e concordo, o verao é anedótico, melhor nem lembrar

inominável disse...

estás certíssima....